sábado, 6 de maio de 2017

Em Prova: Casa de Saima Garrafeira Tinto 2008

Na Bairrada, um Garrafeira é sinónimo de superlativa qualidade, porque criado a partir de uvas de excelência em anos de excelência. E, é de uvas que vamos falar, porque, para Graça Miranda, são elas a luz da sua casa e da missão que tomou em mãos há uns largos anos atrás. Esta é uma daquelas casas onde os vinhos ainda se fazem através de processos ancestrais e emocionais. Daí a primordial importância da matéria prima que, na Adega, tem um manuseamento minimalista de forma a criar vinhos onde toda a potencialidade da uva que o faz brotar é preservada.

Falar deste Garrafeira é também falar da acidez da Baga, essa característica tão regional, tão terra a terra, que lhe proporciona uma longevidade inigualável. Na linha do tempo, este Garrafeira 2008 é um jovem, com capacidade para ser guardado durante longos anos sem nada perder e muito ganhar.
Daí apresentar-se ao fim de 9 anos com uma belíssima cor, revelando em contacto com a luz todos os aromas das frutas negras e ainda uma ligeiras notas vegetais. Na boca já se mostra elegante, perdendo a rebeldia amarga dos primeiros anos e adquirindo uma pose mais civilizada, polida e fina. Está num momento perfeito para ser bebido mas, à cautela, guardem uns exemplares na cave, porque este senhor vinho ganhará muita patine com a evolução. PREÇO: 32,90 €, na Garrafeira 5 Estrelas.

Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário