segunda-feira, 22 de maio de 2017

Vinopedia: Produção de Vinho, parte I - Processos de Vinifcação

A Curtimenta está na moda, mas se pensa que “Cortimenta” é exclusivo de alguém ou de algum vinho em particular, desengane-se… talvez essa pessoa esteja simplesmente a usar o nome que dá origem a um dos processos de fermentação de qualquer vinho, senão vejamos: Depois de conhecermos as denominações dos vinhos (DOP; DOC; IG; IGP; Vinhos Regionais), e as suas regiões geográficas (Vinho Verde; Douro; Bairrada; Dão; Alentejo; entre outras…- total 13-) resta-nos agora saber como são produzidos.

Uvas são transformadas em vinho há milhares de anos através do processo natural denominado vinificação. A vinificação, de modo geral, requer pouca intervenção humana, entretanto, produtores em todo o mundo orientam a produção do vinho através de variadas técnicas que são aplicadas nas diferentes etapas do processo. O processo de produção do vinho pode ter mais ou menos etapas. Tudo dependerá do estilo do vinho que se deseja obter e, também, da filosofia de cada produtor.

Basicamente, existem 3 processos de vinificação: curtimenta; meia curtimenta; bica aberta.
- Curtimenta: quando as partes sólidas acompanham o mosto durante a fermentação, isto proporciona vinhos mais corados e mais encorpados;
- Meia curtimenta: quando as partes sólidas apenas acompanham parte da fermentação do mosto, ou então apenas 50 a 60% das partes sólidas são retiradas do mosto;
- Bica aberta: quando ocorre separação das partes sólidas do mosto antes de se iniciar a fermentação. Pode ou não haver depuração, ou seja, pode-se retardar a fermentação 24 a 48 horas para que as impurezas se depositem e o vinho fique livre de detritos.


Fernando Sousa (www.Global-Satisfaction.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário