terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Em Prova: Novos vinhos Casal das Aires


@casaldasaires é o projecto com raízes familiares da enóloga @joanapinhao . São vinhas de familia, algumas delas bem antigas, que com o trabalho de Joana e o carinho inerente que nutre pelo terroir da Charneca - Tejo, resultam em vinhos com enorme caráter. Do melhor que se faz na região.

O portfolio contempla atualmente quatro monocastas, dois brancos - Chardonnay e Fernão Pires; dois tintos - Alicante Bouschet e Pinot Noir (este último não provei).
O Chardonnay é um belissimo exemplar da casta, cremoso, untuoso, com amanteigados, nunca entrando num registo "chato", pelo contrário. Fresco, longo e gordo a remeter- nos para outras paragens. Um dos melhores Chardonnay portugueses. Pvp 20eur.
O Fernão Pires foi talvez o vinho mais fora da caixa dos três. Floral, perfumado, intenso na boca, mas simultaneamente muito elegante. Produto de vinhas velhas, termina longo e algo exótico. Um branco bem diferente e muito "giro". Pvp 39eur.
Finalmente, o Alicante Bouschet. Que bela surpresa. De cor bem carregada, o nariz mostra uma evidente e intensa fruta preta. Na boca é volumoso mas com uma madeira bem integrada a arredondar o conjunto. Taninos firmes mas nada agressivos contribuem para um misto de potência e frescura. Que belo tinto de vinhas velhas! Pvp 40eur.
Os preços dos vinhos são elevados mas resultam da pouca quantidade de cada referência e do posicionamento premium da marca.
Grandes vinhos do Tejo. Parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário