segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

LOU CA by @inescapao e Luís Louro


Inês Capão e Luís Louro trabalham juntos há mais de 10 anos. Trocam experiências e impressões. Os vinhos LouCa são vinhos de assinatura feitos individualmente, sem a interferência um do outro. LOUCA, uma junção entre LOUro e CApão.

O louCA 2017 é um branco com a assinatura de Inês Capão (CA maiúsculas). Feito de Arinto e Roupeiro, passa por vários processos de vinificação - maceração, barrica e curtimenta. É um dos brancos mais desconcertantes que provei este ano. Nariz com muita complexidade, com fruta, fruto seco, especiaria e mineralidade. Um registo algo austero que acompanha a boca com uma acidez lancinante. Apesar de tudo, nunca é agressivo. A madeira - que não se sente, arredonda o conjunto que resulta delicado, extremamente fresco e desafiante. Um grande branco, que não deixará ninguém indiferente. Nunca na vida às cegas se pensaria em Alentejo. Adorei.

O LOUca 2017 é um tinto, com a assinatura de Luís Louro. Alicante Bouschet e Trincadeira. Resulta num perfil com pouca extração, com fruta preta e vermelha é certo, mas também um lado vegetal bem vincado. Esse lado vegetal mais os taninos sólidos mas finos, contribuem para um tinto super fresco e elegante. A barrica está super integrada. Termina longo e até especiado. Excelente.

Dois grandes Alentejanos. Diferentes e originais na região. Serão um otimo presente de Natal, verdadeiramente surpreendente. Pvp de ambos 27eur.

Sem comentários:

Enviar um comentário