quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

PAÇO DOS CUNHAS VINHA DO CONTADOR GRANDE JURI - O DÃO NOBRE


No jantar de apresentação das novidades @1990premiumwines houve lugar para provar os vinhos Paço Dos Cunhas de Santar Vinha do Contador. Um tinto de 2013 e um branco de 2015. Enorme privilégio! Dois icones da região do Dão.

Ambos ostentam a designação 'Grande Júri'. Para quem não sabe, esta designação ocorre quando um vinho de terroir topo de gama é submetido à apreciação de um júri internacional composto por Masters of Wine - 18 no caso- jornalistas e críticos, nacionais e internacionais, assim como sommeliers e outros especialistas, antes do seu lançamento. E obtém parecer positivo.
Adicionalmente, o branco em particular, ostenta a rara classificação de 'Dão Nobre'. Esta classificação só é possível quando o vinho atinge 90 pontos ou mais na Câmara de Provadores da CVR e o estágio mínimo obrigatório é de 12 meses para os brancos e de 36 para os tintos. Uma menção honrosa que aconteceu muito raramente até à data.
Posto isto, dizer-vos que é muito difícil descrever ambos os vinhos. São realmente especiais. Mereciam uma prova individual atenta, cada um!
O Branco é cheio de camadas. A barrica de enormíssima qualidade ainda marca um pouco. Mas o vinho é tão bom que mesmo servido a 16 graus e aumentando temperatura no copo, nunca perdeu a frescura. É gordo, raçudo, untuoso, muito muito longo. De nivel mundial. Vinho para mais 10 anos seguramente. Pvp 90eur
.
O tinto está um "monstro" no bom sentido. Tem tudo em grande, ou seja, muito potente mas também extremamente elegante. Super longo. Um pouco fechado e austero nesta fase. Com taninos presentes e bem presentes. Monumental. Muito difícil de descrever. Pvp 130eur.
Dois vinhos enormes em qualquer parte do mundo
O Dão Nobre. Muito Nobre.
Bravo @osvaldoamadowinemaker

Sem comentários:

Enviar um comentário