quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Fora do Baralho: Monte da Ravasqueira Late Harvest

Monte da Ravasqueira Late Harvest é um colheita tardia proveniente do Alentejo, feito 100% da casta Viognier. Sim, do Alentejo e de uma casta que tanto tem de delicada, como de "pesada" se não for tratada / vindimada correctamente, principalmente em zonas quentes. 

Ora, este vinho é o resultado de uma prensagem lenta e suave sobre as uvas durante mais de 24 horas; uvas essas congeladas durante algumas semanas previamente à temperatura de -20º C. Numa região, não propensa à formação do fungo Botrytis Cinera, responsável pela "podridão nobre" das uvas, o resultado foi, pois claro, "fora do baralho".

Um vinho licoroso com uma cor muito bonita, amarelo-limão, nariz muito fresco e complexo com a fruta citrina compotada (tipo do bolo-rei), marmelada, toranja... Boca gorda, mas muito elegante, com uma bela acidez e intensidade, nunca tornando o vinho minimamente "chato". Pelo contrário!

Para quem procura um colheita tardia na linha de um Grandjó, engane-se pois aqui estamos na presença de algo num pendor mais fino e elegante, com grande equilíbrio, mas cheio de sabor.  375cl. 10,5º. PVP: 10€

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário