sábado, 17 de dezembro de 2016

The Italian Specialist Suggests... Vinhos para o Natal

Espumante Casa Senhorial de Reguengo Velha Reserva 2002 (Verdes) - Uma boa demonstração do imenso potencial das castas verdes. Trajadura, Loureiro e Batoca inteligentemente "assemblé" para um espumante de grande elegância e interessante complexidade.


Branco Permitido 2015 (Douro Superior) - Como um fato... Clássico, de grande classe, sem pormenores requintados. Um vinho fresco e equilibrado, elegante e polido. Uma sinfonia harmónica de aromas. Óptimo para acompanhar comida ou só tertúlias. O defeito: uma garrafa não basta.

Tinto Herdade do Gamito 2007 (Alentejo) -  O primeiro vinho que comprei 15 dias depois da minha chegada a Portugal, durante uma visita em território alentejano. Apesar de procurar principalmente vinhos feitos com castas nativas, este blend de Syrah, Alicante Bouschet, Merlot e Aragones impressionou-me mesmo porque no resultado faltavam os elementos que menos gosto. Era complexo com uma boa estutura e os taninos a dizer-me "esquece a garrafa uns anitos". Chegou a hora para uma segunda prova!



Quinta do Zimbro,  Garrafeira Particular Vinho Fino 10 anos 2000. -  Nao é Natal, tanto aqui em Portugal como em Italia, para mim, para a minha família e os amigos sem este sublime néctar que não teme o confronto com os melhores Porto. Grande bouquet de aromas, ligeiramente untuoso e fumado, o perfeito parceiro para uma tarde ou noite de festa à volta da mesa.



NOTA: Marco FW Giorgetti é um italiano a viver no norte de Portugal. Wine lover confesso, gosta dos prazeres da boa gastronomia aliadas a um belo vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário