Produtor Bairradino que em 2012 celebra o seu 75º (!) aniversário e que tivemos o prazer de visitar, acompanhados por Alexandrino Amorim, administrador da empresa. É uma casa com história e com um stock impressionante de 2.000.000 de litros e capacidade para engarrafar 750.000 garrafas / ano. Incrível!
Fundado em 1937, apenas em 2000, apostou na produção própria. Possui 20 hectares de vinhas próprias e adicionalmente cerca de 80 hectares de viticultores a trabalhar em regime de exclusividade e com supervisão regular.
Embora tendo iniciado a sua produção pelo Vinho Espumante, ao longo dos tempos foram alargando a gama com Aguardentes Velhas, Bagaceiras,Vinhos Bairrada, Dão , e recentemente Beiras e Douro, fazendo jus aos pergaminhos das respectivas regiões e às potencialidades das suas castas autóctones. Albergam ao longo das suas galerias centenas de milhares de garrafas e também centenas de cascos de carvalho francês para envelhecimento das suas Aguardentes Vínicas. A Aguardente Bagaceira São Domingos, continua a liderar o mercado com a qualidade de sempre, tendo recentemente renovado a sua imagem.
Com a aposta na produção própria a empresa apetrechou-se das mais modernas tecnologias de vinificação, incluíndo a título de exemplo 10 unidades mecãnicas de remuage completamente auto-suficientes. Adicionalmente, o espaço é enorme possuindo milhares de garrafas de espumante a estagiar. Creio que nunca vimos tamanha quantidade de espumante! Existe uma cave 14 metros abaixo do solo, que permite obter uma temperatura constante de cerca de 14º, de forma natural. Existe ainda uma outra cave climatizada a 12º.
Mas mais do que escrever, aqui ficam algumas fotos da visita que exemplificam a grandiosidade das Caves Solar São Domingos:
Loja de venda ao público |
Sr. Alexandrino iniciando a visita |
Espumantes em estágio |
Unidades mecãnicas de remuage |
Cubas em Inox |
Aguardente em estágio |
No final da visita passamos pelo museu, com inúmeros objectos da história da empresa e que vale a pena visitar, até à sala de provas onde Alexandrino Amorim nos serviu os seguintes néctares:
-Vinho tinto SÃO DOMINGOS Garrafeira 2008 Bairrada DOC
- Espumante SÃO DOMINGOS Baga 2007 Bairrada DOC
- Espumante SÃO DOMINGOS Velha Reserva 2005 Bairrada DOC
E ainda levamos, para além do Garrafeira,
· Vinho branco VOLÚPIA 2010 Bairrada DOC
· Vinho Tinto LOPO DE FREITAS 2008 Bairrada DO
· Vinho Tinto SÃO DOMINGOS Reserva 2003 Dão DOC
Em breve serão comentados no blogue.
Foi uma visita longa, extensa e surpreendente, amavelmente conduzida pelo Alexandrino Amorim, a quem agradecemos e desejamos as maiores felicidades!
Caves do Solar de São Domingos, S.A.
Ferreiros - Anadia
Apartado 16
3781-909 Anadia - Portugal
Ferreiros - Anadia
Apartado 16
3781-909 Anadia - Portugal
GERAL
info@cavesaodomingos.com
info@cavesaodomingos.com
tel +351 231 519 680
fax +351 231 511 269
fax +351 231 511 269
Sérgio Lopes
Julgo que a palavra que pretendia utilizar relativamente ao processo de rodar as garrafas de champanhe que sofrem uma segunda fermentação é "remuage" e não renoage. Se a segunda palavra, a que utilizou, também é utilizada, peço as minhas desculpas, mas estou somente familiarizado com a primeira e não com a segunda.
ResponderEliminarMuitos parabéns pela visita e pela prova.
Com os melhores cumprimentos
Constantino Ramos
Caro Constantino Ramos, muito obrigado pelo reparo. Já se encontra corrigido.
ResponderEliminarMelhores Cumprimentos,
Sérgio Lopes
Caro Sérgio,
ResponderEliminarExcelente reportagem...fiquei com vontade de ir!
Abraço,
Carlos