sexta-feira, 2 de março de 2012

Quinta de Sant'Ana

Apenas 30 minutos a norte de Lisboa encontra-se a encantadora Quinta de Sant’Ana, uma histórica quinta vinícola familiar que se dedica a três actividades: à produção de vinhos de primeira qualidade, à recepção de hóspedes em busca de descanso nas quatro bonitas casas de veraneio tradicionais e à organização de eventos personalizados para uma clientela internacional. Eleito recentemente produtor revelação do ano, pela revista Wine, a Quinta de Sant'Ana liderada por James Frost e sua numerosa família colocaram a cidade de Mafra na rota vinícola, deixando apenas de ser conhecida pelo seu famoso convento.

A visita que efectuamos à quinta foi orientada pelo próprio James Frost. Trata-se de um projecto que teve o seu início em 1989, mas que fruto da remodelação que teve de ser necessário implementar só produziu o seu primeiro grande  reserva em 2005. O espaço possui 40 hectares, sendo que apenas 10 hectares correspondem a vinha. As castas foram meticulosamente seleccionadas tendo em conta a especificidade do local: Noites frescas, manhãs cobertas, tardes de Sol e uma proximidade com o mar (12Km) que permitem obter vinhos frescos e elegantes, com uma identidade muito própria.

James Frost aposta nos monovarietais, acertando em cheio. produz, cinco tintos e cinco brancos, entre eles, os monovarietais Alvarinho, Rieling, Verdelho, Fernão Pires e Sauvignon - Brancos, ou Pinot Noir, nos Tintos. Destaque para o potentoso Homenagem, um tinto arrebatador. 

Na vinifcação James Frost possui 6 cubas de fermentação de brancos e rosés em Inox, 3 balseiros e ainda algumas pipas para estágio de tintos. A produção é reduzida mas singular e de grande qualidade.




Finda a visita, James Frost tinha preparado para nós uma prova de 4 vinhos, os brancos Riesling e Alvarinho e os tintos Pinot Noir e Homenagem ao Barão Von Fustenbegr 2007. Escusado será dizer que a frescura, elegância e harmonia foram as notas dominantes da prova. Em breve irão sendo colocados os comentários a cada um dos vinhos, à medida que forem sendo provados.

Resta-nos agardecer a James Frost pela sua amabilidade em nos receber, desejando-lhe as maiores felicidades na continuidade deste projecto familiar de sucesso!

Quinta de Sant'Ana
2665-113 Gradil
Concelho de Mafra
Portugal
GPS: +38° 58’ 44.67”, -9° 16’ 52.36”

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário