quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Fora do Baralho: Toro Albalá (Don PX)

Toro Albalá é uma empresa centenária espanhola especialista na produção de vinhos doces da casta Pedro Jimenez. O processo consiste em secar a uva ao sol, até ficar em passa (desidratada). De seguida, envelhece em cascos de carvalho americano por longos anos até ao engarrafamento. Nunca tínhamos provado algo assim e é de facto totalmente "fora do baralho". Tivemos oportunidade de fazê-lo no evento da Direct Wine na Foz do Porto (que distribui os vinhos) onde estavam em prova os seguintes vinhos:

- Don PX Cosecha 2014
- Don PX Gran reserva 1987
- Don PX Seleccion 1973
- Don PX Seleccion 1965 (à esquerda)
- Don PX Seleccion 1955

O Don PX 1965, por exemplo, esteve quase 50 anos em barrica antes de ser engarrafado. Obteve 98 pontos pelo prestigiado crítico americano Robert Parker.

De uma forma geral, tratam-se de vinhos de sobremesa com uma concentração de boca abismal. Nunca provei nada assim. O teor de açúcar é muito alto, mas balanceado por uma boa acidez. Vinhos doces, mesmo. Fora de série, pela novidade. Mas penso que se tem de provar quase com um conta gotas (tal a concentração que exibem). E não são aconselháveis a diabéticos... A descobrir!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário