No mundo do vinho, mulheres e homens contribuem indistintamente em todas as fases de produção, comercialização e consumo desta bebida. Escusado será dizer portanto que temos viticultoras, enólogas, comerciais, jornalistas ou... simplesmente apreciadoras de excelência, e que regra geral emprestam os seus sentidos (mais apurados, diz-se, o que pela minha experiência se confirma) para aprimorar esta experiência.
Mas foi por acaso que nasceu este grupo exclusivamente de mulheres ligadas ao sector do vinho, após uma reportagem sobre o tema feita pelo jornalista Fernando Melo.
Já em 2016 nascem as D'Uva - Portugal Wine Girls, que através das suas vivências familiares em torno do vinho resolveram juntar-se e agregar esforços para mostrar o produto de um trabalho que também é seu.
Propõem um itinerário por algumas das principais regiões do país (Alentejo, Lisboa e Douro) e o facto de individualmente saírem não só de diferentes origens mas também de percursos no que toca à feitura do vinho, torna tudo ainda mais interessante, no que acaba por ser um roteiro guiado por diferentes sensibilidades e experiências.
São elas: Catarina Vieira (Herdade do Rocim, enologia e viticultura); Francisca van Zeller (Quinta Vale D. Maria, marketing e vendas); Luisa Amorim (Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, direcção geral); Maria Manuel Poças Maia (Poças Júnior, viticultura); Mafalda Guedes (Herdade do Peso, vendas); Rita Cardoso Pinto (Quinta do Pinto, coordenação geral e comercial); Rita Fino (Monte da Penha, marketing e vendas) e Rita Nabeiro (Adega Mayor, direcção geral)
Marco Lourenço
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