terça-feira, 7 de junho de 2016

Habemos...Casta!

Faz hoje um mês, que o blogger” Pingus Vinicus organizou, em conjunto com Luís Lourenço e José Lourenço, um evento denominado “Encruzado Day”.

Curiosamente, a ideia surgiu numa das redes sociais e confluiu num encontro de vontades em torno de uma das castas rainhas do Dão: a branca Encruzado.

Os promotores escolheram a Quinta dos Roques, situada em Abrunhosa de Baixo, concelho de Nelas, como anfitriã deste evento, para mostrarem as potencialidades da casta Encruzado.

Os amantes desta casta foram brindados com alguns dos melhores exemplares produzidos nos últimos anos. Sim, leram bem, dos últimos anos. Uma vez que, cada um dos produtores presentes no evento (Quinta do Serrado, Quinta da Fata, Quinta das Marias, Quinta dos Roques, Quinta dos Carvalhais, Quinta do Perdigão, Casa de Mouraz, Casa da Passarella, Quinta da Falorca e Quinta do Mondego), apresentaram verticais da casta que engarrafam.

Desta inédita forma de apresentação da casta, os participantes tiveram oportunidade de apreciar as particularidades que cada produtor imprime a esta casta, bem como, a capacidade intrínseca de envelhecimento.


No final da prova fico com a nítida sensação da enorme plasticidade que a casta Encruzado apresenta. Por um lado, quando jovem apresenta características para acompanhar bem a gastronomia portuguesa. Por outro lado, a capacidade de envelhecimento é bem evidente, valendo a pena esperar uns anos pelo prazer que dá depois de passar uns anos em garrafa.

Habemos...Casta!

Paulo Pimenta

Sem comentários:

Enviar um comentário