26 de Agosto de 2016. Fui jantar ao Rei dos Leitões onde, na nova sala privada, encontrei dois amigos que me costumam cumprimentar com um forte abraço fraterno - Osvaldo Amado e o Prof. Francisco Batel Marques.
Em prova estavam diversos vinhos do Osvaldo, o "globetrotter" dos enólogos portugueses. En primeur, debutava este Brut Nature. Coloquei-o no copo, levei-o ao nariz e tive uma sensação absolutamente... SUBLIME! Não há como negar, estava perante um espumante absolutamente soberbo e irrepreensível.
Se dissermos que a Bairrada produz espumantes de qualidade muito superior a champagnes consagrados, este SUBLIME BRUT NATURE tem que figurar na linha da frente.
Foi criado a partir somente da casta Arinto, de uvas colhidas em 2010, com desengace total, prensagem pneumática muito suave e delicada. A fermentação alcoólica realizou-se a 16 graus e 50% do vinho base fermentou em barricas de carvalho francês de segundo uso. Cristalino com bolha finíssima, revela um aroma intenso e complexo, fruto da noblesse do estágio sur lies. Na boca renega a simplicidade e insiste em activar-nos todos os neurónios. Frescura distinta, volume de boca notório, mousse elegante e um final que resiste. Na cave, estagiou 48 meses.
É o meu espumante do ano. PVP: 25€
Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)
Sem comentários:
Enviar um comentário