Ainda na "ressaca" da Gala 10 Anos da Revista Paixão pelo Vinho, decorrida no passado sábado, no casino da Figueira da Foz, destaque para a região da Bairrada, que esteve em evidência.
Para começar, o evento contou com um cocktail Baga@Bairrada, onde estiveram presentes os 13 espumantes que integram o projecto bairradino, entre os quais os mais novos Messias Baga@Bairrada e Prior Lucas Baga@Bairrada.
Para além da entrega dos "Prémios Especiais", foram também entregues na Gala os Diplomas relativos à distinção "Paixão Pelo Vinho Excelência" 2016, atribuídos aos vinhos que, em prova cega, conquistaram nota igual ou superior a 18 (em 20) pela elevada qualidade demonstrada. E foi nesta categoria que choveram galardões para os produtores da Bairrada, tendo sido agraciados as Caves São João, Quinta do Encontro, Caves Primavera, Vinicola Castelar, cabendo a fatia de leão às multi-premiadas Adega de Cantanhede e Quinta dos Abibes, galardões entregues a Vitor Damião, Presidente da Adega, e Francisco Batel Marques, proprietário da Quinta dos Abibes.
PRÉMIOS ADEGA COOPERATIVA E ENÓLOGO DE MÉRITO
Na categoria Adega Cooperativa e Enólogo de Mérito, os premiados foram a Adega de Cantanhede e Osvaldo Amado.
A Adega de Cantanhede, fundada em 1954 por um conjunto de 100 agricultores, conta hoje com cerca de 700 viticultores associados activos e uma produção media de 7 milhões de quilos de uvas, representando quase 40% da produção global da região, sendo o maior produtor da Região demarcada da Bairrada, na qual certifica cerca de 80% da sua produção.
Osvaldo Amado foi adoptado pela Bairrada e, hoje, faz vinho por todo o país, onde já engarrafou mais de 400 milhões de garrafas e colocou a sua assinatura em mais de 200 referências. Na Bairrada assina os vinhos da Adega de Cantanhede, Quinta dos Abibes, Quinta do Ortigão e Quinta do Encontro, esta última do grupo Global Wines.
Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)
Sem comentários:
Enviar um comentário