quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bairrada premiada na gala Paixão pelo Vinho

Ainda na "ressaca" da Gala 10 Anos da Revista Paixão pelo Vinho, decorrida no passado sábado, no casino da Figueira da Foz, destaque para a região da Bairrada, que esteve em evidência. 

Para começar, o evento contou com um cocktail Baga@Bairrada, onde estiveram presentes os 13 espumantes que integram o projecto bairradino, entre os quais os mais novos Messias Baga@Bairrada e Prior Lucas Baga@Bairrada.

Para além da entrega dos "Prémios Especiais", foram também entregues na Gala os Diplomas relativos à distinção "Paixão Pelo Vinho Excelência" 2016, atribuídos aos vinhos que, em prova cega, conquistaram nota igual ou superior a 18 (em 20) pela elevada qualidade demonstrada. E foi nesta categoria que choveram galardões para os produtores da Bairrada, tendo sido agraciados as Caves São João, Quinta do Encontro, Caves Primavera, Vinicola Castelar, cabendo a fatia de leão às multi-premiadas Adega de Cantanhede e Quinta dos Abibes, galardões entregues a Vitor Damião, Presidente da Adega, e Francisco Batel Marques, proprietário da Quinta dos Abibes.

PRÉMIOS ADEGA COOPERATIVA E ENÓLOGO DE MÉRITO

Na categoria Adega Cooperativa e Enólogo de Mérito, os premiados foram a Adega de Cantanhede e Osvaldo Amado.

A Adega de Cantanhede, fundada em 1954 por um conjunto de 100 agricultores, conta hoje com cerca de 700 viticultores associados activos e uma produção media de 7 milhões de quilos de uvas, representando quase 40% da produção global da região, sendo o maior produtor da Região demarcada da Bairrada, na qual certifica cerca de 80% da sua produção.

Osvaldo Amado foi adoptado pela Bairrada e, hoje, faz vinho por todo o país, onde já engarrafou mais de 400 milhões de garrafas e colocou a sua assinatura em mais de 200 referências. Na Bairrada assina os vinhos da Adega de Cantanhede, Quinta dos Abibes, Quinta do Ortigão e Quinta do Encontro, esta última do grupo Global Wines.

Miguel Ferreira (A Lei do Vinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário