segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Kopke Vintage 1985

Ano: 1985

Produtor: C. N. Kopke

Tipo: Vintage

Região: Douro

Castas: Tradicionais do Douro.

Preço Aprox.: 50€

Veredicto: Numa prova organizada na wine o'clock, provamos diversos Portos Kopke, ficando para o final este vintage 1985, do qual adquiri uma garrafa. Por alturas do meu casamento e com convidados em casa, alguns deles franceses, logo destinatários do nosso Vinho do Porto, decidi abrir a garrafa para partilharmos a experiência. A rolha estava um pouco com bolor, o que me assustou um pouco. Mas após decantação cuidada e arejamento devido, servi-o e felizmente estava em forma!

A cor apresentada já não é uma cor ruby carregada, o que indicia estar no período de transição. São cerca de 25 anos dentro de uma garrafa! O aroma continua lá com a fruta ainda bem presente mas apresenta já aromas terciários. Na boca, a sensação continua, mantendo uma frescura invejável, um óptimo volume de boca, encorpado e harmonioso, embora com grande fineza e um final de enorme persistência.

Um vintage cheio de carácter, que se encontra ainda em transformação mas que está pronto a beber com enorme prazer, embora poderá igualmente ser guardado por uns bons anos, oara verificar a sua evolução.

Classificação Pessoal: 17,5

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. O vintage é engarrafado aos 2 anos de idade portanto os de 1985 terão agora 2011-1987=24 anos de garrafa (e não 35).

    ResponderEliminar
  2. Caro rui Sá, obrigado pela nota. Já está coriigido.

    Cumps.

    Sérgio Lopes

    ResponderEliminar