quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prova Quinta Nova em Serralves


Decorreu nos passados dias 23 e 24, na casa de Serralves, no Porto, o evento intitulado "Grand Tasting Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo and Friends 2011".

O evento consistiu numa grande prova de vinhos do Douro, Quinta Nova, acompanhada por produtos gourmet fora de série: Gelados Artesanais, Chocolates Gourmet, Presunto Pata Negra e Queijos Tradicionais.

Tivemos o privilégio de passar por lá no domingo e provamos a gama de vinhos Quinta Nova, nomeadamente:

- Pomares Tinto
Entrada de gama, elaborado como porta de entrada em mercados nacionais e internacionais.

- Grainha Reserva Branco
Vinho com elevada complexidade aromática, excelente acidez, estrutura delicada e tosta bem integrada.

- Grainha Reserva Tinto
Vinho onde a fruta madura combinada com o tostado das barricas, apresenta um resultado harmoniozo, num final persistente e bem agradável.

- Quinta Nova Unoaked
Um vinho sem madeira, muito fresco e directo. Ao que nos foi dito, solicitado quase especificamente para um determinado mercado internacional.

-Grande Reserva Tinto
17 meses em madeira e 6 meses em cave.  Aqui entramos noutro patamar, num vinho com aroma forte, corpo denso, pleno de frutos maduros e com um final longo e cheio de finesse.

- Grande Reserva Touriga Nacional
17 meses em madeira e 6 meses em cave. Um monocasta poderoso, com muito para dar. para já numa fase ainda muito jovem , mas cheio de carácter e potencial.

- Grande Reserva Referência Tinto
Vinha velha e tinta roriz, 16 meses em madeira e 7 meses em cave. Complexidade aromática, grande densidade e final muito longo. Puro veludo!

Todos os vinhos têm uma linha mestra muito identificativa da Quinta Nova e sobretudo nota-se o traço de elegância e finesse, da mão de Francisco Montenegro, o enólogo responsável.

Provamos igualmente um vinho do Porto denominado Clã, elaborado para captar o consumidor mais jovem e ainda o LBV de 2007 e o vintage de 2009. Ambos muito bons, mas destaque para o vintage de 2009, explosivo na boca, cheio de fruta. Tinha sido engarrafado muito recentemente.

Foi uma prova muito agradável e informal, a qual agradecemos o convite e o privilégio de participar.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário