terça-feira, 28 de setembro de 2021

PINGARELHO BRANCO 2020

A Sub-região das Terras de Sicó (IG Beira Atlântica), limita-se aos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela e Soure e as Freguesias de Lamas (Miranda do Corvo), Abiúl, Vila Cã, Redinha e Pelariga (Pombal) e Aguda (Figueiró dos Vinhos); inserindo-se numa mancha de vinha localizada no Litoral Centro de Portugal, em torno do maciço da Serra de Sicó.

Novos projectos têm vindo a surgir, como o do jovem Ricardo Costa com os seus vinhos Pingarelho, tributo aos seus dois filhos: o João e o André.

Sao vinhos irreverentes e fora da caixa - um branco e um tinto, de produções muito limitadas.

O Pingarelho Branco 2020 é 100% Arinto e não tem passagem por madeira. É um branco com uma acidez descomunal, com quase 8 e 3,55 de PH. É por isso extremamente fresco, texturado, intenso com uma frescura limonada (lima, limão, toranja) impressionante. A um nariz que mostra muito pouco, contrapõe-se uma boca com grande tensão capaz de o fazer ombrear com pratos mais consistentes. Este não é um branco para peixinho grelhado e precisa claramente de tempo.

Eu gostei mesmo muito. Seria curioso ver o que é que um pouquinho de barrica neste vinho aportaria... talvez maior dimensão e o tornasse mais redondo. Fica a dica.

Pvp 26eur. Apenas 500 garrafas.

Distribuição exclusiva HoturWine.

Sem comentários:

Enviar um comentário