segunda-feira, 18 de abril de 2016

Espumantes Baga Bairrada em Londres dia 21 de Abril


Depois do primeiro (grande) passo dado este ano na promoção além-fronteiras, com a presença no maior ponto de encontro mundial do mercado do vinho - a feira ProWein -, no passado mês de Março, o conjunto de espumantes da nova categoria criada em 2015, Baga Bairrada, voa agora para Londres. A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e os sete produtores deste projecto vão estar na Embaixada de Portugal, no dia 21 de Abril, a mostrar os seus néctares borbulhantes a um vasto grupo de convidados profissionais, de entre jornalistas e outros líderes de opinião, proprietário de lojas de vinho e restaurantes, mas também a consumidores.

cluster Baga Bairrada, que arrancou com cinco referências, tem actualmente sete espumantes brancos feitos 100% da casta Baga. Novidades estão na calha ainda para este ano, mas à prova dos exigentes palatos londrinos vão: o Marquês de Marialva Baga Bairrada Bruto 2013 (Adega de Cantanhe); o Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto 2013 (Aliança Vinhos de Portugal); Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009 (Caves da Montanha); Primavera Baga Bairrada Extra Bruto 2013 (Caves Primavera); São Domingos Baga Bairrada Bruto 2008 (Caves do Solar de S. Domingos); Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada Bruto Natural 2013 (Caves São João); e Rama&Selas Baga Bairrada Bruto Natural 2013 (Rama&Selas).

Baga Bairrada: uma região, uma casta, um (tipo) espumante

Baga Bairrada é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard colectivo para 'um espumante' feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região - e seus vinhos - em Portugal e no Mundo.

'A Baga é um património inquestionável, que tem que ser preservado e potenciado.'in Plano de Ação para a viticultura bairradina. A CVB pretende assim sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande factor diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta. Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objectivo principal assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes 'Blanc de Noirs Baga Bairrada', em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades.

Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos grandes (volumes de) vinhos tintos de Baga, já a qualidade de excelência nos espumantes desta casta é sempre garantida, o que faz a diferença para a região da Bairrada, ainda mais se 'uniformizados' e consolidados numa categoria de produto. A importância da casta Baga na valorização e diferenciação dos espumantes Bairrada é hoje uma realidade indiscutível. Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante. No entanto, nos últimos 8 a 10 anos os espumantes varietais de Baga têm ganho adeptos na produção, mas também junto da crítica especializada e do consumidor, que lhe atribuem uma conotação extremamente positiva.

Sérgio Lopes (in Noticias)

Sem comentários:

Enviar um comentário