domingo, 14 de fevereiro de 2021

Em Prova: Mestre Daniel Lote X Branco 2019

Nova edição do branco topo de gama deste projecto alentejano. Um dos meus brancos portugueses favoritos. Seguramente no top 3 dos melhores brancos de talha.

O projeto @xxvi_talhas presta homenagem à tradição milenar da produção de vinho de talha, na pacata aldeia de Vila Alva. XXVI talhas - porque é o número de talhas que existem na adega onde se produz o vinho, com as marcas "Vinho do Tareco" (vinho novo da talha) e Mestre Daniel em homenagem ao carpinteiro que construiu a adega e adquiriu as talhas há mais de 60 anos. O Mestre Daniel produziu nessa adega vinho de talha durante cerca de 30 anos, seguindo a tradição familiar que herdou de seus pais e avós. Após a sua morte seguiram-se ainda alguns anos de produção. Contudo, em 1990, a adega encerrou atividade. Em 2018, após quase trinta anos de interregno, a adega volta a funcionar, retomando a tradição local e familiar de produção de vinho de talha. O projeto é encabeçado por Daniel Parreira e pelo enólogo Ricardo Santos (Malo Tojo), com ligações afetivas ao projeto.

Das 26 talhas que dão nome ao projeto este Lote X, feito de Diagalves, Manteúdo, Antão Vaz, Perrum e Roupeiro, é o produto da fermentação e estágio sobre borras de uma talha apenas. As uvas provêm da vinha mais velha, com cerca de 50 anos, plantadas num solo de saibro.

O resultado é um vinho maravilhoso com um nariz finíssimo onde fruta branca convive com notas resinosas, mel e especiaria. Na boca, super elegante, mineral, algum fruto seco, bonito, muito fresco, leve no corpo mas muito longo no final, com uns singelos 11.5 graus de alcool que ajudam a que a garrafa se "evapore". Um grande branco que à mesa ainda se mostrará melhor.

De aproveitar esta edição 2019 pois em 2020 não haverá... PVP 35€


Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário