segunda-feira, 29 de abril de 2013

Brancos Monte da Ravasqueira

O produtor Monte da Ravasqueira localiza-se em Arraiolos, no Alentejo. Não há muito tempo efectuou um rebranding de todo o seu portfolio, apostando igualmente numa linha de maior consistência e num marketing mais agressivo, com vista a desenvolver o seu negócio quer nacional, quer intenracionalmente. Os resultados têm sido animadores. Os brancos que provamos são de dois perfis distintos mas ambos acabam de ser distinguidos em 2 prestigiados concursos internacionais, nomeadamente: No concurso de Madrid, foram atribuídos Bacchus de prata ao Monte da Ravasqueira branco 2012 e ao Fonte da Serrana branco 2012. No concurso de Bordéus, foi atribuída uma medalha de ouro ao Fonte da Serrana Branco 2012.



Fonte da Serrana Branco 2012

Ano: 2012

Produtor: Monte da Ravasqueira

Tipo: Branco

Região: Alentejo

Castas: Antão Vaz, Arinto

Preço Aprox.: 2,99€

Veredicto: Feito de 85% de Antão Vaz e 15% de Arinto. Cor amarela citrina esverdeada, nariz em que se sentem as castas em harmonia, numa mistura de fruta amarela, flores e notas limonadas. Na boca, todo ele na prova é muito fresco e vivo, com uma acidez vibrante, terminando de agradável persistência. Um branco para consumir jovem, à farta neste Verão, dada a sua excelente relação qualidade-preço. Tanto se dá bem à conversa, (a solo) como acompanhando uma qualquer refeição de Verão. Muito bem!


Classificação: 15



Monte da Ravasqueira Branco 2012


Ano: 2012

Produtor: Monte da Ravasqueira

Tipo: Branco

Região: Alentejo

Castas: Viognier (30%), Alvarinho (30%), Semillon (25%) e Arinto (15%)

Preço Aprox.: 5,49€

Veredicto: Viognier (30%), Alvarinho (30%), Semillon (25%) e Arinto (15%), com passagem apenas por inox e ligeira battonage, durante alguns meses. Mistura de duas castas portuguesas com duas castas estrangeiras. Cor brilhante esverdeada. Nariz complexo e fino, com uma mistura de frutas (pêssego, lichias, lima) e também flores. Grande frescura e mineralidade no primeiro impacto aromático. A boca confirma a mineralidade e frescuras sentidas no nariz. Bom volume de boca, terminando de agradável persistência. Um branco mais internacional, com alguma elegância de conjunto, mas sobretudo uma frescura e mineralidade bem patentes.

Classificação: 15


Nota: Amostras gentilmente cedidas pelo produtor, ao qual agradecemos.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário