Ano: 2009
Produtor: Sociedade Agrícola José Mesquita Guimarães
Tipo: Tinto
Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Tinta Francisca, Donzelinho Tinto, Rufete, Tinto Cão e Sousão
Preço Aprox.: 40€
Veredicto: O tinto Quinta dos Poços MG XXI, é um vinho de celebração. Vem com uma bela embalagem em que se juntam ao vinho um livro com a história da propriedade, há 25 anos pertença da família Mesquita Guimarães mas cujo historial tem três séculos. Situada em Valdigem, no concelho de Lamego, a quinta está na posse da família Mesquita Guimarães há 25 anos e a data, por ser redonda, foi aproveitada para lançar um vinho comemorativo, o tinto Quinta dos Poços MG XXI. Leva a designação XXI porque é o século em curso, por ter sido lançado no passado dia 21 de Setembro e por haver 21 elementos naquela família.
Feito com uvas do primeiro encepamento em 1999 e do segundo encepamento que ocorreu em 2005, com a combinação invulgar de Touriga Nacional, Tinta Francisca, Donzelinho Tinto, Rufete, Tinto Cão e Sousão, trata-se de um vinho de lagar, com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, novas e usadas. Deste vinho foram produzidas somente 3000 garrafas.
De cor ruby carregada, o aroma é extremamente complexo: terroso, com imensa fruta preta bem madura, chocolate, especiarias, toques florais... Na boca, apresenta uma doçura frutada bem evidente. É bastante encorpado, com taninos super aveludados, conferindo-lhe uma certa finesse. Termina muito longo e persistente, com uma secura que ampara a tal doçura frutada.
Um vinho no seguimento do reserva provado anteriormente, numa linha condutora bem evidente, na qual a fruta é rainha. Apesar dos 15º de álcool, a excelente acidez equilibra na perfeição o vinho, conferindo-lhe a frescura necessária, para se beber mais um copo. Um tinto duriense, moderno, não fosse a ligeira sobre maturação, estaria taco a taco com os grandiosos vinhos da região.
Classificação: 16,5
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário