sábado, 20 de abril de 2013

Novidades DSF Colecção Privada


A José Maria da Fonseca acaba de lançar várias novidades na Colecção Privada Domingos Soares Franco. Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que o enólogo Domingos Soares Franco reserva para si como especiais. Traduzem o seu espírito criador, a sua paixão por criar vinhos: são os vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco. Este ano são apresentadas duas absolutas novidades: o Colecção Privada Syrah e Touriga Francesa 2011, e ainda o Colecção Privada Grüner Veltliner, Rabigato e Viognier 2012.


Colecção Privada Grüner Veltliner, Rabigato e Viognier 2012

Ano: 2012

Produtor: José Maria da Fonseca

Tipo: Branco

Região: Setúbal

Castas: Grüner Veltliner, Rabigato e Viognier

Preço Aprox.: 9,49€

Veredicto: Quem se lembraria de fazer um blend da casta Austríaca Grüner Veltliner, com a casta Francesa Viognier e a casta Duriense Rabigato? Só mesmo Domingos Soares Franco, o homem que não sabe fazer maus vinhos e que com a sua colecção privada permite-se a efectuar estas experiências a que os enófilos logicamente agradecem. Desta combinação invulgar de castas resulta um vinho extremamente leve e fresco, com apenas 11,5º de álcool (coisa rara) que pode ser consumido a solo (para mim resulta melhor desta forma) ou acompanhando pratos leves. Para ser consumido jovem.

Classificação: 15


Colecção Privada Syrah e Touriga Francesa 2011

Ano: 2011

Produtor: José Maria da Fonseca

Tipo: Tinto

Região: Setúbal

Castas: Syrah e Touriga Francesa

Preço Aprox.: 12,99€

Veredicto: Confesso que este vinho foi uma agradável surpresa para mim e todos os que estavam na mesa. 95% Syrah, com 5% de Touriga Francesa. Normalmente, quando um vinho tem mais do que 85% da mesma casta pode ser considerado monocasta. Neste Caso Domingos Soares Franco não o fez o que leva a crer que os aparentemente residuais 5% da Touriga Franca, fizeram seguramente a diferença... O vinho não tem qualquer passagem por madeira. Os comensais acharam-no bastante viciante e extremamente bem conseguido. Muito floral, frutado e especiado, com taninos bem redondos e uma acidez no ponto,  que o torna fresco e sumarento, acompanhou um grelhado na brasa na perfeição. Termina muito saboroso e a pedir mais um copo. Belo "Syrah"!

Classificação: 17


Nota: Amostras gentilmente cedidas pelo produtor, ao qual agradecemos.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário