sexta-feira, 9 de março de 2018

Em prova: Desnivel Colheita Seleccionada Tinto 2016

Projecto pessoal de João Lopes Pinto, enólogo da Quinta da Covada. Vinho composto por 50% Touriga Franca e Rufete (Vinhas Velhas), em socalcos, a 500 metros de altitude e exposição Norte e 50% Touriga Nacional (vinhas Novas) em patamares, a 350 metros de altitude, com exposição Noroeste, daí a designação Desnível, tão apropriada para os vinhos Durienses. Estágio de 15 meses em barrica de carvalho que não marcam o vinho, antes lhe aportam a dose de complexidade certa. 

Vinho de forte cunho pessoal, por exemplo, onde os cachos das uvas das vinhas velhas são meticulosamente seleccionados à mão, daí a menção a "colheita selleccionada" (podia ter a designação de grande reserva). 

Vinho focado na fruta vermelha e preta de grande qualidade, deliciosa, fresca por vezes, madura, outras, alguma especiaria, um toque de rusticidade, mas muita elegância e nada de extração ou perfil "madurão" o que se saáda. Bom volume de boca e final de grande persistência, embora ainda vá mostrar muito mais com o tempo em garrafa. 

1200 garrafas apenas produzidas de um verdadeiro "vinho de garagem", muito interessante. PVP: 15€. Disponibilidade: Restauração.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário