quarta-feira, 14 de junho de 2017

Radar do Vinho: VVYP Signature

A foto não podia ser a mais feliz, pois foi retirada exactamente do evento onde no ano passado foi lançado em estreia absoluta o vinho VVYP Signature, ou seja, no Vinho Verde Wine Fest, que decorreu na Alfândega do Porto. 

Ora, a sigla VVYP significa Vinho Verde Young Projects, isto é, um grupo de 4 amigos, jovens produtores da região dos Vinhos Verdes que se juntaram e pretendem demonstrar com o seu trabalho individual que a região produz grandes vinhos brancos, e que com o seu trabalho conjunto é possível uma promoção e divulgação mais abrangente e frutífera dessa realidade. 

São eles: Joana Santiago (Quinta de Santiago), Miguel Queimado (Vales dos Ares) - ambos na foto - João Camizão (100 Igual) e Carlos Coutinho (Cazas Novas). 

Para além de serem malta jovem, simpática e "gira", produzem uns vinhos realmente diferenciadores e de qualidade: Joana Santiago produz Alvarinho e um Rosé (com uma percentagem de Alvarinho), puros e frescos, Miguel Queimado aporta um lado mais "sério" e complexo ao Alvarinho - Ambos produzem na sub-região de Monção e Melgaço - João Camizão trabalha um blend de Arinto e Azal , de Amarante, com um "nervo" e frescura fora-de-séries e Coutinho aposta no Avesso. 

O "signature" é pois o vinho de celebração desta malta, comemorando o trabalho e amizade que os une. Lançado no ano passado, contém o blend das melhores castas trabalhadas por cada um deles - Alvarinho, Avesso, Azal e Arinto. São apenas 100 Magnum (garrafas de 1,5L), exclusivas, que não estão para venda. São mesmo de celebração. Tive oportunidade de voltar a provar este vinho no passado fim-de-semana e gostei muito. Embora um pouco fechado, mostrou toda a frescura e jovialidade do projecto.

Gosto muito desta malta e espero continuar a provar os seus vinhos por muitos anos e se possível, sempre em clima de celebração.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário