Olhando para a foto à direita, aposto que quase não dá para acreditar que um vinho com mais de 50 anos apresente esta cor tão viva e jovial. Impressionante. Verdadeiramente impressionante. Quem o provou, apontaria para um vinho com evolução, entre os 10 a 20 anos de idade, nunca 53 anos...!
Mas trata-se da Bairrada em todo o seu esplendor e também de um dos produtores, Caves São João, onde se pode à data de hoje passear pelas suas "catacumbas" (caves escurinhas), composta por autênticos túneis à moda de Indiana Jones e o templo perdido e deparar-se com inúmeras referências, entre tintos e brancos, que contam a história da região.
Este Frei João Reserva Tinto é do mítico ano de 1963 e curiosamente não foi adquirido no produtor, o que daria garantias óptimas de guarda. Não foi o caso. Comprado antes numa garrafeira que até nem trata muito bem os vinhos antigos, apesar de possuir muitos, claro está em mau estado, fruto de uma guarda, no mínimo, descuidada.
É pois ainda mais impressionante que este vinho tenha sobrevivido ao passar do tempo em tão boa forma e que naturalmente dá enorme prazer a beber.
Um testemunho de longevidade ímpar de uma região e uma referência incortonável e completamente "fora do baralho".
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário