sexta-feira, 10 de junho de 2011

Crasto Branco 2010

Ano: 2010

Produtor: Quinta do Crasto

Tipo:
Branco

Região: Douro

Castas: Gouveio, Roupeiro e Rabigato.

Preço Aprox.: 9€

Veredicto: A Quinta do Crasto é sinónimo de qualidade. Disso tivemos oportunidade de comprovar in loco, na visita efectuada e posteriormente colocada neste blogue AQUI. Os seus vinhos centram-se no segmento médio / alto e este Crasto Branco 2010, apesar de ser o único branco da Quinta do Crasto, apresenta um valor de venda a rondar os 10€.

Trata-se de um vinho que apresenta uma cor amarelo palha baça. Não tem qualquer madeira, apenas o estágio em Inox para lhe manter a frescura e apresenta um teor alcoólico idóneo, de uns agradáveis 12º. No nariz, aromas suaves a frutos tropicais, mineralidade e muita frescura que se adivinha. Na boca, é muitíssimo fresco em sintonia com os aromas experimentados. Tem uma enorme elegância e um conjunto muito envolvente que apetece beber e se bebe com agrado.  Apresenta uma boa estrutura e final de média persistência.

Este é daqueles vinhos que apetece beber neste verão, seja à conversa com amigos, seja a acompanhar uns pratos leves ou umas belas entradas. Pena que o seu valor, não permita consumi-lo às caixas...! Não que esteja desajustado, para a qualidade que apresenta, mas dado ser um vinho leve e de entradas, embora muito bem feito, pode não conseguir competir com outros néctares do mesmo valor, que apresentem outra complexidade.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário