sábado, 4 de junho de 2011

Quinta do Pôpa

Com muito atraso, aqui está o comentário, justo e devido, à nossa visita à Quinta do Pôpa. A Quinta da Pôpa, trata-se de um jovem produtor, que conhecemos na essência do vinho e que posteriormente visitamos, no nosso périplo pelo Douro. Localizada no Coração do Douro, na região quente e seca do Cima Corgo, mais propriamente em Adorigo - Tabuaço, até 2008, era conhecida por Quinta do Vidiedo, antes de mudar para o actual nome. Com a mudança de proprietário e a consultadoria do enólogo Sir Luís Pato, tudo mudou e em pouco tempo a Quinta do Pôpa deu que falar.

A propriedade é constituída por cerca de 20 hectares de vinha, com as castas típicas encontradas no Douro. Destaque para um talhão de vinha velha de onde é produzido o magnífico Põpa VV, que se destaca dos demais. Aliás, a maior parte da vinha foi plantada recentemente face ao talhão de vinhas velhas, daí que se o VV se destaque de entre os demais. Contudo, a qualidade média é excelente. Mais uns anos de amadurecimento da vinha e seguramente os resultados serão ainda melhores.

Na nossa visita, conhecemos a adega construída propositadamente para o efeito, onde repousam as barricas de carvalho francês e as cubas de inox para brancos. Existe igualmente uma casa projectada para turismo de charme, que neste momento apenas é ocupada pelos proprietários e cedia a alguns amigos, mas que futuramente se tornará num projecto sério de rentabilização do espaço. A vista é esmagadoramente deslumbrante...! A visita terminou, como não podia deixar de ser com uma prova dos vinhos da Quinta do Põpa. Provamos todos à excepção do monocasta Tinta Roriz (TR 2007):

- Prefácio Tinto 2007
- Prefácio Branco 2008
- Prefácio Rosé 2009
- TN 2007 (monocasta Touriga Nacional)
- VV 2007
- TRePA 2007

De entre os seus vinhos, destaque o Pôpa VV 2007. Vinho produzido a partir de Vinhas Velhas com idade superior a 60 anos, das castas, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, este vinho estagiou em barricas de primeiro ano de 225 L. de carvalho Francês durante 4 meses. Magnífico. Pode ser visualizado o seu comentário AQUI. Destaque igualmente para o TRePA 2007, criado pela mente inovadora de Luís Pato, que nasce da junção entre as castas Tinta Roriz (oriundas da Quinta do Pôpa) e  BAGA (da Vinha Pan, de Luís Pato. Outro belo vinho, agora denominado de PAPO, uma vez que existiram alguns problemas com o registo da marca TRePA...

Aqui ficam algumas fotos da visita:

Vista deslumbrante sobre o Douro

Barricas de carvalho de envelhecimento

Garrafeira

Cubas de Inox
Resta-nos agradecer ao Stéphane Ferreira, pela visita e desejar-lhe as maiores felicidades, neste novo projecto.

Morada: Quinta do Pôpa, Lda. E.N. 222 - Adorigo 5120-011 Tabuaço
GPS: 41º 09’18.31” N
7º 35’ 48.98”  W
Telefone: 00351 - 915678498


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário