quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quinta das Bageiras Garrafeira Tinto 2004

Ano: 2004

Produtor: Quinta das Bageiras

Tipo: Tinto

Região: Bairrada

Castas: Baga

Preço Aprox.: 20€

Veredicto: Nunca é demais dizê-lo que os Garrafeira do Mário Sérgio são a "jóia da coroa", quer o branco, quer o tinto. São vinhos tradicionais, mas extremamente complexos e poderosos, que devem ser apreciados por todos os enófilos.

O Garrafeira Tinto 2004 é produzido única e exclusivamente da casta Baga,  de uma vinha especial com mais de 100 anos. Estagia em tonel por um período mínimo de 18 meses, sofrendo posterior estágio em garrafa, até ser lançado no mercado. Este vinho, dadas as suas características, sendo um baga puro, necessita de tempo para ser lançado na altura oportuna. Apresenta garantias de muitos anos de envelhecimento, onde irá certamente melhorar e amaciar os seus taninos. Só para termos uma ideia, neste momento está a saír para o mercado o Garrafeira Tinto de 2005...

Trata-se de um vinho que apresenta uma cor granada intensa, com rebordo ligeiramente vermelho acastanhado. No nariz, o aroma é extremamente complexo, resinoso, fresco e seco, com o aroma característico à baga, alguma especiaria e vegetal. Na boca, muito fresco, denso com um grande corpo e taninos austeros. O final é seco típico da casta baga, mas muito longo e saboroso.

Potente, firme e intenso, um exemplar puro e duro da casta Baga. Embora não seja para todos os gostos, apresenta um enorme potencial de desenvolvimento no futuro.

Classificação Pessoal: 17,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário