terça-feira, 4 de julho de 2017

Em Prova: Dona Fátima Jampal Branco 2014

15,5/20. Este vinho é proveniente de Lisboa, produzido pela Manz Wines. Penso que a descrição retirada do site explica muito bem o projecto e em particular este branco da uva quase extinta Jampal: "O projeto da Manzwine promete transportá-lo para uma época em que esta vila era célebre pela qualidade das suas vinhas e pomares, fruto de boa terra, plantação em encostas e socalcos e de um micro clima singular, demarcando a fronteira entre a influência marítima e a proteção amena da ribeira de Cheleiros. Apresentamos o lote do primeiro vinho feito exclusivamente com a quase extinta Uva Jampal." 

O vinho vale sobretudo por isso, pela raridade da casta utilizada. Trata-se de um vinho correcto,  com complexidade qb, apresentando fruto de caroço no nariz, média complexidade de boca, amparada por barrica bem integrada a amaciar o conjunto e com algum corpo, terminando com agradável persistência. Compreende-se o preço pela utilização da exclusiva uva Jampal, mas neste campeonato dos vinhos brancos a rondar os 15€ , talvez não se destaque. Mas de novo, trata-se de uma produção muito pequena. Provem, pela curiosidade! PVP: 16,5€. Disponibilidade: Garrafeira Nacional.

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Só eles é que não sabem!!! Jampal. ainda há com força no Dão, havia em todas as vinhas velhas ou mistas, e se calhar é uma das poucas castas que os agricultores conseguem reconhecer

    ResponderEliminar