sábado, 18 de março de 2017

Arena de Baco: Prova cega de Alvarinho


Faz hoje precisamente uma semana que decorreu mais um evento na Charming House, no Porto. A Charming House é um alojamento de "charme" em pleno coração do Porto, que para além de oferecer dormidas, promove diversos eventos vínicos e enogastronómicos. O evento da semana passada consistiu em provar 13 vinhos da casta Alvarinho, completamente às cegas. A prova foi promovida e conduzida por Paulo Pimenta, administrador do grupo Wine & Stuff, que com a sua habitual paixão foi mexendo com as cabeças dos participantes, para que a prova fosse dinâmica e interactiva. Foram mais de 40 pessoas num grupo bastante heterogéneo composto por provadores experientes, provadores menos experientes, curiosos e até produtores de alguns dos vinhos em prova. Aqui ficam os resultados da prova cega:


Tivemos vários anos em prova e uma selecção de alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal, faltando muito poucos, tais como o Parcela Única e Curtimenta, de Anselmo Mendes, o Poeira de Jorge Moreira e talvez o Soalheiro Primeiras Vinhas. De qualquer das formas, o nivel dos vinhos em prova foi altíssimo. E todos os produtores cederam gentilmente os seus vinhos para a prova.

A nivel pessoal, destaco os seguintes vinhos. Para mim os vinhos que claramente mais gostei:

1 - Quinta do Regueiro Barricas
2 - Pequenos Rebentos Edição Limitada
3 - Quinta de Santiago Reserva e Valados de Melgaço

Também gostei bastante do Soalheiro "normal" num perfil mais contido e citrico do que o habitual. Pena alguns vinhos terem saído penalizados, como o Vale dos Ares, em que uma das garrafas tinha "rolha" ou o Expressões de Anselmo Mendes, um grande vinho e um dos alvarinho que mais gosto, a mostrar a sua juventude e caracter imberbe do ano 2015, e por isso, ainda muito fechado.

Deu também para perceber que o ano de 2014 não foi tão bom e por isso os vinhos devem ser bebidos e não vão usufruir da guarda. já o 2015 é outra história... todos os vinhos a apresentar uma acidez e profundidade formidáveis. Podemos beber e guardar os vinhos de 2015 por bastantes anos seguramente.

Aqui ficam mais fotos da "festa":

   
  
  

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Foi sem duvida um grande evento. Os conhecimentos dos intervenientes foi fundamental para o resultado.

    ResponderEliminar