sábado, 27 de julho de 2013

Sidónio de Sousa Garrafeira Tinto 2000

Ano: 2000

Produtor: Dulcineia dos Santos Ferreira

Tipo: Tinto

Região: Bairrada

Castas: Baga

Preço Aprox.: 25€

Veredicto: A casta Baga ou se ama ou se odeia. Há que lhe dar tempo em garrafa para entendê-la e apreciá-la. À excepção de sir Luís Pato que consegue "domar" a Baga em nova, por norma, a casta necessita de tempo para demonstrar toda a sua deliciosa complexidade e longevidade em perfeita harmonia. E por vezes, pode demorar largos anos... Há que esperar. Quem espera, sempre alcança...!

Depois do furor à volta do Garrafeira Sidónio de Sousa 2005 e de ter provado os sublimes 88 e 97 na visita ao produtor, lá ganhei "coragem" para me debruçar sobre o Garrafeira 2000, adquirido aquando da nossa visita.

E que grande vinho, desafiante... 13 anos de aprisionamento, que depois de aberto e náo decantado (poderia e deveria o ter feito), cheirava a baga por todos os lados. No entanto, na boca, mostrou-se inicialmente muito fechado, inquieto, sem saber muito bem o seu caminho. A cada copo, foi estabilizando, mostrando toda uma enorme frescura, elegância, notas de tabaco, chã e claro o toque vegetal e de vide tão característico da Baga. Sempre num registo de grande volume de boca e enorme persistência.

Um grande vinho que foi melhorando a cada copo e que ainda poderá esperar mais uns anos em garrafa para atingir o real apogeu. Dá, no entanto, neste momento uma prova muitíssimo boa.

Classificação: 17,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário