sexta-feira, 19 de julho de 2013

L'and Vineyards, Conceito inovador!

L'AND é um Wine Resort, de cinco estrelas, um novo espaço de luxo na Herdade das Valadas, em Montemor-o-Novo, em pleno Alentejo. Contempla dias tranquilos onde o turismo de luxo se encontra com a cultura do vinho. O empreendimento turístico conta com 145 habitações e um hotel de cinco estrelas. À disposição ainda, o restaurante, adega, Wine Club, spa, biblioteca e sala de estar. Enfim, turismo de luxo, com ligação directa ao vinho.

Aberto em 2011, como o “primeiro condomínio do vinho em Portugal” rodeado por vinha, é possível para quem fique hospedado, entre outras coisas, observar as estrelas, lá em cima, no céu, a partir de uma cama onde relaxa, enquanto se degusta um vinho alentejano... É este o conceito e muito mais.

Autoproclamado “primeiro condomínio do vinho em Portugal” porque os novos locatários do aldeamento podem participar na produção de vinhos resultantes da vindima da área plantada (adquirida), tendo até direito à criação de lotes de vinhos individualizados. Para o conseguirem, basta inscreverem-se no WineClub do empreendimento. Conceito realmente inovador!

A enologia está a cargo de Patrícia Ramos, enóloga residente, sob orientação de Paulo Laureano. Os primeiros vinhos a saír para o mercado estão aí, um branco outro tinto e nós tivemos oportunidade de os provar.


L'and Vineyards Branco 2011

Ano: 2011

Produtor: L'and Vineyards

Tipo: Branco

Região: Alentejo

Castas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro

Preço Aprox.: 10€

Veredicto: Cor pálida. Aroma invulgar, com notas evidentes de fósforo, a fugir claramente do tradicional. Presença leve de notas citrinas e florais à medida que o vinho vai abrindo. Na boca, mineral e fresco, com corpo mediano. Final seco e leve.

Com apenas 11,5º de álcool, um vinho leve, diferente e que não será consensual, embora claramente seja um vinho como indica no contra-rótulo "irreverente". Em prova cega, não seria fácil identificar a região de proveniência, neste caso o Alentejo. Ainda por cima, um vinho alentejano com tão pouco álcool e tão leve...

Classificação: 15


L'and Vineyards Reserva Tinto 2010

Ano: 2010

Produtor: L'and Vineyards

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet

Preço Aprox.: 17€

Veredicto: Reserva da casa, recebeu a medalha "commended" no Decanter World Wine Awards. Cor bem carregada. Aroma poderoso, com fruta preta em evidência, terra, especiado e um tom forte mentolado, casado com chocolate. Quase faz lembrar um"After Eight"! Na boca, taninos integrados, enorme frescura e final longo e persistente, ligeiramente seco e herbáceo. Mais uma vez, aromaticamente irreverente e não associado de imediato ao Alentejo, embora com alguns traços identificativos da região, tais como o corpo ou poder. Bom e diferente!

Classificação: 16


Pelos novos vinhos lançados no mercado, parece-me que a irreverência é mesmo o adjectivo que melhor pode classificar não só o projecto, mas também os vinhos. A primeira vindima aconteceu apenas em 2011 e a idade da vinha é de apenas apenas 5 anos , o que confere ao projecto todo um sucesso promissor.

Nota: Amostras gentilmente cedidas pelo produtor ao qual agradecemos.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário