quinta-feira, 21 de abril de 2011

Prazo de Roriz 2008

Ano: 2008

Produtor: Quinta de Roriz

Tipo:
Tinto

Região: Douro

Castas: 35% Touriga Nacional, 35% Tinta Roriz, 28 % Touriga Franca, 2% Tinta Francisca.

Preço Aprox.: 8,90€

Veredicto: Segundo o que apurei, este vinho ficou classificado no topo da revista Wine Spectator, do ano passado, na categoria 'Best Value Portugese Wine', de entre centenas de vinhos, o que é sempre um bom indício. É proveniente da Quinta de Roriz, uma propriedade secular do Douro, habituada a lançar bons vinhos (do Porto e de Mesa) e adquirida recentemente pela família Symington.

Produzido a partir das castas 35% Touriga Nacional, 35% Tinta Roriz, 28 % Touriga Franca, 2% Tinta Francisca., estagia em barricas de madeira de segundo ano, por um período de cerca de 8 meses, que deixam o vinho macio e sedoso sem prejudicar a exuberância da fruta. Confesso que nos confundiu um pouco quando o abrimos, pois estava um pouco fechado. Mas à medida que o tempo foi passando, ficou cada vez melhor!

Apresenta uma cor ruby pronunciada, com rebordo vermelho vivo e aspecto límpido. No nariz, aromas a fruta preta madura e algum vegetal. No paladar, em sintonia com o nariz, com a fruta fresca evidente, algumas notas de cacau, muito macio e aveludado, sumarento, com boa estrutura e final persistente. Muito Bom.

Classificação Pessoal: 16,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário