quinta-feira, 28 de abril de 2011

Espumante Qta das Bageiras Velha Reserva 1989

Ano: 1989

Produtor: Quinta das Bageiras

Tipo: Espumante

Região: Bairrada

Castas: Maria Gomes, Bical, Rabo de Ovelha, Cerceal

Preço Aprox.: 20 - 25€

Veredicto: Mais um vinho que tivemos o privilégio de degustar na nossa visita ao produtor Quinta das Bageiras, desta feita um espumante de 1989(!), coisa nunca antes provada e devo dizer que é fantástico, muito diferente, seguramente do que estamos habituados a ver por aí. Este espumante (Bruto Natural - sem qualquer adição de açúcar), foi apenas engarrafado em finais de 2010, por isso, manteve-se em "estágio" de garrafa nos últimos 20 anos.

Como é prática deste blogue, apenas comentamos vinhos que são posteriormente degustados em casa. Trata-se de uma regra que permite obter um melhor entendimento e um maior rigor sobre as notas de prova. E assim foi. Se na presença de Mário Sérgio já ficamos maravilhados, o mesmo se confirmou de volta ao nosso lar.

Apresenta cor amarela tipo "favo de mel", e uma bolha muito ligeira, mas uniforme. No nariz, o aroma é complexo, a sobressairem algumas notas de mel (ainda que muito ligeiras), e algum petrolado. Na boca, é muito agradável, com bolha muito fina, ligeira, mais vinho do que espumante, fresco, equilibrado, com bom volume e final agradávelmente longo.

Um espumante surpreendente, muito gatronómico e também muito saboroso. Comprem já antes que acabe, pois parece-me que só existem umas míseras 300 garrafas disponíveis...!

Classificação Pessoal: 18

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário