segunda-feira, 24 de maio de 2021

Em Prova: Herdade Aldeia de Cima Garrafeira Branco 2019

 

Garrafeira é um termo bastante antigo, que em Portugal nasceu no Dão e na Bairrada, utilizado para vinhos mais especiais, aqueles que eram para serem envelhecidos em garrafa. Os Garrafeira passaram, depois, a integrar a legislação de alguns vinhos em Portugal, sendo uma menção apenas reservada aos vinhos de topo. No Alentejo um garrafeira deve obedecer a um estágio mínimo de 12 meses para os brancos - dos quais pelo menos seis em garrafa de vidro - e, no caso dos tintos, um estágio mínimo de 30 meses - dos quais pelo menos 12 meses em garrafa de vidro.

Este Herdade da @aldeiadecima garrafeira branco é pois uma elevação dessa categoria, (ainda) com pouca expressão no Alentejo.

Feito com 70% Antão Vaz, 25% Arinto e 5% Alvarinho, fermentados e estagiados em Balseiro (tonel) novo de Carvalho Francês de 3000l durante 9 meses,seguidos de mais 10 meses em garrafa.

O resultado é um grande vinho branco, de presente, mas sobretudo de futuro. A opção por Balseiro marca muito menos o vinho no que à madeira diz respeito, conferindo tensão e cremosidade. O tempo em garrafa dá-lhe profundidade e mostra-se já apto a beber, embora se preveja uma otima evolução. A um nariz muito delicado mas profundo, segue-se um boca volumosa e com uma excelente acidez, terminando longo. Um branco de classicismo alentejano mas com uma elevada dose de sofisticação. Pvp 42eur

Parabéns aos enólogos @jorge_alves_wine
e @Antoniomiguelcavalheiro

Um projeto pensado de raiz pela @luisa_amorim1973 com um presente e futuro radiantes.


Sérgio Costa Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário