segunda-feira, 17 de maio de 2021

Em Prova: Quinta Vale D´Aldeia Grande Reserva Tinto 2018

A Quinta Vale D’Aldeia tem cerca de 200 hectares – sendo 120ha de vinha, 40ha de olival e 10ha de amendoal, na freguesia de Longroiva, na Meda, e a produção atual ronda os 700 a 800 mil litros. O projeto, que tem hoje 21 colaboradores, nasce em 2004 quando os irmãos José e João Amado, apaixonados pela agricultura e com vontade de investirem na sua terra, decidem comprar um hectare de terreno com vinha. A partir daí entusiasmaram-se, foram comprando mais terrenos à volta e investindo na plantação de vinha, olival e amendoal. Em 2009, apostaram na construção de uma moderna adega, com capacidade para cerca de um milhão de litros. O portfolio é vasto e assenta na premissa de vinhos de qualidade, provenientes de um Douro Superior, de vinhas de altitude.

Com enologia de @jose.reverendo ,trata-se do topo de gama da casa e que acabou de sair para o mercado.

Feito de 55% Touriga Franca, 30% Touriga Nacional, 5% Tinta Roriz, 5% Sousão e 5% Tinta Amarela, tem passagem por madeira nova por 18 meses. Trata-se de um vinho de grande potência e complexidade. Um vinho para guarda. Apresenta contudo uma frescura que se assinala, bem ao estilo dos vinhos da Meda.

Um vinho com corpo, opulento, taninos presentes, boa fruta duriense e a madeira a sentir se mas sem imposição e sem pinta de sobrematuração. Os 14.5 graus de álcool não se fazem notar, nunca perdendo o equilíbrio de conjunto. Até o considero bem mais pronto a beber em jovem do que anteriores edições (como por exemplo 2014). Pvp 35eur.

Um brinde ao meu amigo @jose.reverendo . Saúde 
🍷🍷🍷


Sérgio Lopes 

Sem comentários:

Enviar um comentário