Vinho provado às cegas, no restaurante Vila Mar, do meu amigo George Carvalho. É um restaurante que, para além da vista priveligiada sobre a praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, é um local onde se come muito bem e no qual George trata (muito) bem o vinho. E George gosta de nos surpreender, muitas vezes às cegas, com as suas harmonizações...
Para além da Pizza que comemos nesse dia, há inúmeros pratos que vale a pena experimentar. Nesse dia, provamos alguns, com outros tantos vinhos a acompanhar.
Destaco, no entanto, o Quinta da Pedra Escrita, branco de 2016, produzido por Rui Roboredo Madeira, com uvas provenientes da quinta com o mesmo nome, localizada em Freixo de Numão, no Douro Superior, a uma altitude média de 575 metros. Os solos graníticos fazem-se sentir de imediato, conferindo ao vinho grande mineralidade. Nariz com algum citrino, notas de pedra e mineralidade a predominar. A boca é muito fresca, crocante, com bom volume e final longo e refrescante. Seco.
Um belíssimo branco, cheio de garra e que brilha à mesa. Foi uma surpresa muito agradável nesse dia e passará a fazer parte das minhas escolhas, seguramente. PVP: 11€. Garrafeiras.
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário