quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Harmonizações: Quinta da Pedra Escrita 2016 e Pizza @VilaMar Restaurante e Pizzaria

Vinho provado às cegas, no restaurante Vila Mar, do meu amigo George Carvalho. É um restaurante que, para além da vista priveligiada sobre a praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, é um local onde se come muito bem e  no qual George trata (muito) bem o vinho. E George gosta de nos surpreender, muitas vezes às cegas, com as suas harmonizações...

Para além da Pizza que comemos nesse dia, há inúmeros pratos que vale a pena experimentar. Nesse dia, provamos alguns, com outros tantos vinhos a acompanhar. 

Destaco, no entanto, o Quinta da Pedra Escrita, branco de 2016, produzido por Rui Roboredo Madeira, com uvas provenientes da quinta com o mesmo nome, localizada em Freixo de Numão, no Douro Superior, a uma altitude média de 575 metros. Os solos graníticos fazem-se sentir de imediato, conferindo ao vinho grande mineralidade. Nariz com algum citrino, notas de pedra e mineralidade a predominar. A boca é muito fresca, crocante, com bom volume e final longo e refrescante. Seco.
              

Um belíssimo branco, cheio de garra e que brilha à mesa. Foi uma surpresa muito agradável nesse dia e passará a fazer parte das minhas escolhas, seguramente. PVP: 11€. Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário