sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Em Prova: Barão de Nelas Reserva Encruzado 2014

Retomei contacto com o enólogo António Narciso a propósito do Garrafeira Timto Barão de Nelas 2008 de que falarei, muito em breve, acabando por voltar a provar o branco, que tinha provado há alguns anos atrás, creio do ano 2011, o primeiro ano da produção do mesmo.

Feito 100% de encruzado, através da implantação de clones de encruzado em vinhas velhas Jaen, oriundos da Quinta da Fata. A vinificação é exactamente a mesma que utilizada na Fata, incluíndo o processo de battonage de 15% do mosto em barrica usada.

Ontem, bebido ao jantar, acompanhando um Bacalhau com Boroa, o Barão de Nelas Reserva Encruzado 2014 foi um pairing perfeito. Nariz muito mineral e contido, introvertido como é apanágio da casta. Boca com volume e untuosidade, fresca, boa estrutura e uma acidez que fazia salivar e potenciava o bacalhau. De final longo, foi crescendo de copo para copo. Muito bom, e do ano 2014, quando só andam por aí vinhos de 2017 que de tão jovens não se conseguem beber. E a um preço bem interessante também. Fiquei fã. De novo. PVP: 7,5€. Disponibilidade: Online.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário