quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Da minha cave: Quinta do Vesúvio Vintage 2003

A Quinta do Vesúvio, na posse actualmente da família Symington, é uma daquelas quintas lendárias do Douro Superior. Não só pela sua beleza ímpar, mas pelo carácter único que empresta aos seus Porto vintage, cuja fruta de qualidade é imagem de marca e os torna desconcertantes. 

Em tempo de Verão, é comum falar de brancos e rosés, mas este Porto serviu para fechar em grande um jantar onde estive com o meu amigo Hildérico Coutinho, de férias por cá. E fechou o jantar com chave de ouro!

Ele decidiu abri-lo quando vislumbrou o delicioso bolo de chocolate húmido que a foto documenta...

Quanto ao vinho, está num grande momento, aos 15 anos de vida. Com muita fruta vermelha e preta, fresca, de qualidade, como é apanágio dos vintage do Vesúvio. Quase uma imagem de marca. Também o lado balsâmico / mentolado em grande evidencia, que lhe confere uma frescura ímpar. Termina longo e dá grande prova!

Deliciosamente frutado, redondo, equilibrado, a dar muito prazer agora e a mostrar ter muitos anos de vida em garrafa pela frente. Diretamente da cave do Hildérico e não da minha. Obrigado meu "kamba". Ah e do ano 2003 que nem foi como os lendários 2007 ou 2011, por exemplo. Mas é um Vesúvio...! PVP: 60€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário