terça-feira, 8 de maio de 2012

Quinta do Mondego Tinto 2006

Ano: 2006
Produtor: Quinta do Mondego

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz

Preço Aprox.: 9€

Veredicto: Quando no hipermercado Continente comprei todas (as poucas) garrafas existentes de 2007, deste Quinta de Mondego, estava por lá "escondido" um único exemplar de 2006. Foi portanto com expectativa que o quis provar e comparar com a colheita do ano seguinte.

Trata-se de um vinho de cor ruby profunda. Em relação ao seu homónimo de 2007, para começar 14º de álcool contra os 13,5º da colheita de 2007, No nariz, aroma presente do estágio em madeira, com notas de tosta da barrica bem evidentes, cacau e especiarias, a tapar um pouco a fruta. No entanto, foi abrindo, tornando-se mais harmonioso e delicicoso na boca, com o passar do tempo, Mais quente que o seu homólogo de 2007, mantendo o perfil elegante, com taninos sedosos, embora mais marcantes. O corpo é médio, termionwndo bem persistente e saboroso.

Surpreendeu-me pelo facto de o ter bebido no espaço de 4 dias e ter-se mostrado cada vez melhor. Mesmo com a rolha de vácuo, por vezes, os vinhos começam a perder propriedades. Não foi este o caso. A cada dia que passou, tornou-se melhor e mais harmonioso e redondo. Excelente, igualmente gastronómico, um pouco mais "rude" que oi seu irmão de 2007, mas muito bom. Bebível com enorme prazer.

Classificação Pessoal: 16,5

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Neste momento está com 50% desconto em cartão no Continente.
    Fica a pouco mais de 4€.

    ResponderEliminar