segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quinta do Pégo Grande Reserva Tinto 2009


Ano: 2009

Produtor: Quinta do Pégo

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas:  Touriga Nacional, T. Franca, Sousão e Tinto Cão.

Preço Aprox.: 18€

Veredicto: A Quinta do Pego é um hotel de turismo rural e vinícola, moderno e de 4 estrelas, situado no alto nas margens do Douro, no coração da região vinhateira, em Tabuaço, na estrada nacional que liga a Régua ao Pinhão. Já por diversas vezes pretendemos conhecer não só o espaço mas também os vinhos produzidos - DOP e Porto, que têm conhecido a fama internacional; Infelizmente, por diversas razões, tal não foi possível.

Tivemos a felicidade de finalmente provar o Grande Reserva DOP Tinto 2009, produzido com as castas tintas, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão e Sousão. 60% deste elegante vinho estagiou em cascos de carvalho francês aproximadamente 12 meses e 40% em cubas de inox.

De cor ruby intensa e cristalina, no primeiro impacto no nariz, surgiu-me a expressão "Caramba, é mesmo típico Douro", com a fruta bem madura de qualidade, bem especiado, notas de cacau, aroma fresco, complexo mas harmonioso, com a tosta da barrica perfeitamente integrada. Na boca, excelente corpo, com taninos fortes mas muito aveludados, transmitindo-lhe uma invulgar elegância. Termina longo, persistente, sumarento e muito saboroso.

Um grande vinho, ainda jovem, com elevado potencial de envelhecimento. Diria até um Douro moderno e muito apelativo. Pode ser adquirido através do site da Quinta do Pégo.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário