quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Melhores vinhos provados 2017 | por Francisco Monteiro

Passado o Natal, onde suspeito que se abriram grandes vinhos a acompanhar a ceia Natalicia, em família, eis que estamos na reta final do ano. E na sequência do que fizemos para as escolhas de vinhos para o Natal, voltamos a lançar o desafio a alguns enófilos apaixonados para seleccionarem, desta feita, os melhores vinhos provados no ano 2017. Os vinhos de mesa, generosos e bolhinhas que mais impressionaram os sentidos. Alguns são muito difíceis de encontrar, outros nem tanto, mas uma coisa é certa, são todos grandes, grandes vinhos. Aqui ficam as escolhas de Francisco Monteiro:

Durante o ano 2017 tive a oportunidade e a felicidade de provar, beber e partilhar algumas uvas fermentadas que me encheram as medidas por esta ou aquela razão. Sempre tendo em conta as possibilidades da carteira e noutros pela cortesia de quem mos deu a provar. 


Assim nos Brancos sem dúvida que houve dois vinhos que me encheram as medidas, o alvarinho Casa do Capitão Mor Reserva 2015, da Casa de Paços ( Paulo Matos Graça ) um vinho alvarinho belíssimo, com uma frescura e vivacidade notáveis e uma grande capacidade de guarda, que abrange outros grandes exemplos desta excelente casta branca. Se o puderem apanhar experimentem. É uma carta fora do baralho! Outro vinho branco que gostei muito mesmo é um extreme duma das castas mais " bonitas" de Portugal, um arinto da Sandra Tavares da Silva o CH Chocapalha 2015. É um vinho de homenagem e como tal reflecte todo o cuidado e carinho posto, com uma notável integração da Madeira onde estagiou e as nuances típicas do arinto. Muito fino no aroma e na boca extraordinário.


Nos tintos houve um clássico que me surpreendeu muito. Esporão Reserva tinto 2014. Uau que bom! Já não bebia esta referencia há muito (mais assíduo no branco que também anda muito porreiro) está muito bem em tudo! Boa fruta bem madura e muito fino na boca com taninos já bem integrados é muito sedosos. Cor escura e opaca e a adivinhar uma boa evolução em cave. Outro tino é o MOB Lote 3 que selecciono, de novo, como um dos melhores que bebi este ano. Este vinho de 2014 representa a região do Dão de forma extraordinária e os magos Moreira, Olazabal e Borges mostram que não foi por acaso que isto aconteceu. Muita qualidade a um preço ajuizado (estou a repetir-me mas vale a pena frisar) e até a Jancis Robinson o escolheu também para o Natal o que é notável. Blend muito equilibrado e uma fineza notável. 


Nos generosos dois destaques o Andresen Branco 10 anos, um vinho notável com notas muito complexas e muito cheio e longo na boca, fazendo lembrar levemente uma boa aguardente velha. Muito bom mesmo. O outro grande vinho generoso foi o Vasques de Carvalho Tawny 40 anos! Que grande vinho! Poderoso, mas subtil e elegante com notas tostadas e de uma profundidade de boca enorme. Muito fino e polido no aroma. Um dos grandes generosos nesta categoria que felizmente temos. 


A nível de "bolhinhas" não me canso das grandes ofertas que as Caves São João oferecem e a preços muito bons o destaque vai para o Quinta Poço do Lobo Arinto e Chardonnay 2014 com uma bolha muito fina e muito delicado, belo parceiro de uma refeição do princípio ao fim. O outro destaque vai para o Kompassus 2013 Blanc de Noirs, um espumante branco feito com três castas tintas, com uma cor a roçar o salmão muito leve e com uma expressividade onde a fruta aparece mais presente. Acidez muito boa o que lhe dá uma frescura notável. Belíssimos espumantes bairradinos!

Francisco Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário