segunda-feira, 11 de julho de 2016

Da minha cave: Carvalha do Assento Branco 2000


16,5/20Comprei este vinho recentemente num leilão. O que sei do vinho Carvalha do Assento é que pertence à Fundação Dr. António Vieira de Tovar de Magalhães e Albuquerque, proprietária da Casa de Repouso de Nossa Senhora do Socorro, de Folhadosa, Seia, sendo que estamos na presença da colheita experimental, que foi feita em 2000. Ao que parece para rentabilizar a quinta, uma vez que a casa do Repouso de Folhadela fundada em 1922, tratando-se de uma instituição de solidariedade, precisava dos fundos que os seus utentes não podiam naturalmente pagar.

O vinho é feito das uvas brancas tradicionais do Dão. Pela cor que apresenta na foto à esquerda, pode-se comprovar que está em óptima forma. A cor é de facto muito bonita. A evolução é também muito boa, pois mantém ainda uma enorme frescura pelo que dá um grande prazer a beber. E acompanhou um anho assado na perfeição, esgrimindo belos argumentos gastronómicos a favor. Quem diria? Muito bem. E custou-me apenas 3€...!

PS: Não sei se esta fundação ainda existe e se o vinho é ainda produzido. Caso fosse, gostava de ver como está nos dias de hoje, pois pela amostra do primeiro vinho feito pela fundação, merece ser conhecido.

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. É claro q existe a fundação e produz vinho e encontra á venda no Intermarche Sãoromao Seia!!!

    ResponderEliminar