sexta-feira, 29 de julho de 2016

Um copo com... Sofia Soares Franco

Sofia Soares Franco é responsável de comunicação e enoturismo da José Maria da Fonseca. Oriunda de uma família com forte tradição nos vinhos da Península de Setúbal, Sofia pertence à 7ª geração, num produtor de referência no panorama nacional e internacional e cujo tio, Domingos Soares Franco, responsável pela enologia, “não sabe fazer vinhos maus”. Natural de Azeitão, licenciada em Ciência Política, vive em Lisboa.

1. Olá Sofia. Com um portfolio tão vasto que a JMF possui, por vezes deve ser complicado identificar preferências. Se lhe dessem a escolher 3 vinhos da casa, quais seriam as suas escolhas por favor? Agora no Verão sou uma grande fã de BSE, tanto em registos informais para um copo ao fim do dia como para acompanhar peixe grelhado, marisco e saladas. O nosso espumante de Moscatel Roxo, da Colecção Privada Domingos Soares Franco, é também uma das minhas escolhas mais frequentes e também dos vinhos que mais ofereço, pela sua originalidade e irreverência. Ao nível de vinhos de sobremesa não posso deixar de referir o Moscatel de Setúbal, mais propriamente o Alambre 20 Anos, por ser extremamente versátil e por ter umas das melhores relações qualidade preço.

2. Lembra-se da primeira vez que pensou “eu vou trabalhar nos vinhos”? Desde sempre que vivo a realidade do mundo dos vinhos, sempre brincámos nos jardins da José Maria da Fonseca ou nas vinhas e acompanhámos de perto as vindas para “o armazém”, como lhe chamávamos quando éramos pequenos, tanto do nosso avó como do nosso Pai. Também desde muito cedo realizámos estágios de verão na empresa, o que nos permitiu conhecer a realidade da José Maria da Fonseca de outra perspectiva, no entanto estava longe de imaginar que viria trabalhar aqui. O meu percurso académico foi direccionado para outras áreas, assim como as minhas primeiras experiências profissionais, no entanto em 2007 recebi o convite para gerir o Enoturismo e a área de relações públicas, e como única mulher da minha geração, achei que tudo estava alinhado para aceitar este (enorme) desafio.

3. O que gosta de fazer nos tempos livres? Gosto de passar tempo com os meus filhos, infelizmente actualmente passamos muito tempo dos nosso dias a trabalhar pelo que gosto muito de aproveitar o tempo livre que tenho para passear com eles, ir ao parque, brincar. Também adoro ir jantar fora com amigos.

4. Descreva as férias dos seus sonhos, onde vai, por quanto tempo e porquê? Adoro férias de neve. Sempre gostei mais de Inverno do que de praia, pelo que não dispenso uma semana de férias de neve em Espanha. Desde que fui Mãe tive que me render à praia e gosto muito de estar pela Arrábida e pelo Algarve e aproveitar uns dias de merecido descanso em família.

5. Qual o seu prato preferido? Sou um bom garfo, gosto muito de sushi mas também do bom peixe grelhado aqui de Setúbal.

6. Conte-nos uma peripécia que tenha vivido no mundo dos vinhos.
Um dia cheguei com a minha família a um restaurante bem conhecido em Lisboa e pedimos um vinho nosso, e o empregado, sem nos conhecer obviamente, disse-nos que não recomendava porque não era um “bom vinho”. Pedimos o vinho na mesma e um decanter, decantámos o vinho e estava belíssimo. Demos a provar ao empregado que se rendeu às evidências e que ficou muito “encavacado” quando nos apresentámos J J – de acrescentar que o preço do vinho estava erradamente marcado na carta a 10 vezes mais...

7. O que considera diferenciador da região da Península de Setúbal em relação a outras regiões do país? A Península de Setúbal é uma região ímpar. Combina solos de areia e argilo-calcários, e sendo uma região com influência marítima oferece-nos vinhos com as qualidades de uma região a sul mas com mais frescura e acidez. 

8. Como é trabalhar com o grande Domingos Soares Franco? Trabalhar com o meu Tio é muito bom. Trabalho em família há quase 10 anos, com o meu Pai, tio e o meu irmão mais velho, o António, e mais recentemente com o meu primo Francisco. Temos muitas vezes perspectivas diferentes sobre vários temas, mas conseguimos sempre encontrar pontos de convergência e conciliar perspectivas de duas gerações diferentes e de personalidades muito distintas. Esse é um dos factores que acho que têm sido fundamentais para levarmos a empresa a bom porto, sabermos respeitar as opiniões uns dos outros e aproveitar o melhor de cada um. 

9. Momento: Refira uma música preferida; local de eleição e companhia; e claro vinho a condizer.  Gosto muito de música brasileira, uma das minhas músicas preferidas é da Ana Carolina com o Seu Jorge, “É Isso aí”. O local, a Serra da Arrábida com o mar ao fundo, a companhia do meu marido, o vinho, o Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho. Sou uma romântica, está visto!

10. Qual o melhor vinho que alguma vez provou? Esta também é uma pergunta difícil, na realidade acho que foram dois, e ambos da José Maria da Fonseca . Um Periquita 1938 e um Moscatel de Setúbal 1900.


Sérgio Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário