sexta-feira, 15 de julho de 2016

Opinião: 6 manias de um apaixonado por vinhos (ou enochato)

O apaixonado pelo vinho, categoria à qual eu orgulhosamente pertenço, é uma espécie rara em Portugal. Quase que merecia um documentário dedicado pela National Geographic. Agora um pouco mais a sério, diria que a grande franja dos consumidores de vinho em Portugal faz as suas compras nas grandes superfícies e bebe sempre a mesma coisa. Ou quase sempre. Poucas são as excepções. E nós, esses seres raros, como qualquer apaixonado pela "coisa" criamos uma série de manias, umas mais ou menos manifestadas de forma mais vincada, no mínimo curiosas. Manias e rituais à volta do prazer que conseguimos extrair do nectar dos deuses. Então vejamos:

1. Diversidade e Variedade
O Winelover não gosta de beber o mesmo vinho todos os dias. Eu iria até mais longe. Varia entre tinto, rosé, branco, espumante, generoso, consoante a disposição. E varia de região. A explicação é simples. O vinho é um prazer e uma espécie de ritual. Uma paixão que desenvolve uma constante aprendizagem e a busca de novas sensações.

2. A garrafeira não chega!
"Não me apetece beber nada do que tenho na garrafeira". Às vezes mesmo com uma garrafeira recheada de dezenas e dezenas de garrafas variadas, de qualidade elevada, só porque o momento pede um outro vinho, lá saímos nós a comprá-lo. Deve ser a tal busca de novas sensações, não?

3. Temperatura e copo
Ui... O vinho tem de estar à temperatura certa e ser bebido no copo certo. Faz toda a diferença. E quando se fala nestes dois vectores, há boas indicações que facilmente se encontram perguntando ao Sr. Google, mas para mim, há sempre variações de acordo com o tipo de vinho e copo. Ou seja, caso a a caso, respeitando o máximo possível o que queremos extrair. Não é fácil encontrar nem a temperatura ideal, nem o copo certo. Mas com treino, chegamos lá...

4. Espreita aí, mano!
"Maluquinhos" nos supermercados e garrafeiras à procura de garrafas de vinho mais antigas. Sim somos nós, pois os vinhos com alguns anos tendem a estar mais prontos a beber e até em melhores condições. Então, ao contrário da população em geral é ver os tipos à procura das garrafas mais atrás da prateleira... Quando virem isso, é um winelover, por sinal!

5. Tenho uma grande coleção!
Orgulhosamente mostrando a sua garrafeira aos amigos (mesmo os que não gostam de vinho) e ainda as caixas do vinho que não cabem na garrafeira. E mostramos com todo orgulho, sem muitas vezes nos apercebemos que do outro lado esta alguém que vai ao supermercado comprar um vinho para ocasiões especiais...

6. PROVAturismo
Fazer longos kms para uma prova especial ou evento. Para provar vinhos... ou visitar produtores. É preciso gostar-se muito disto, não? Ainda por cima para provar vinhos e não bebê-los, isto é, cuspir, para depois não perder pontos na carta de condução. Lindo!

Estas são algumas das situações que me lembrei. Se quiserem acrescentar mais, óptimo!

Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário