domingo, 7 de outubro de 2012

Quinta do Monte D'Oiro Reserva Tinto 2003


Ano: 2003

Produtor: Quinta do Monte D'Oiro

Tipo: Tinto

Região: Lisboa

Castas: Syrah, Viognier

Preço Aprox.: 30€

Veredicto: Definitivamente os vinhos produzidos por José Bento dos Santos são grandiosos e com uma longevidade considerável, melhorando ainda mais com o passar dos anos em garrafa. Este Quinta do Monte D'Oiro Reserva 2003 é elaborado a partir de 94% de Syrah (pode portanto ser considerado um monocatsa Syrah) apesar de 6% do lote ser constituído por Viognier. Estagiou durante 18 meses em barrica nova de carvalho francês.

Decantado 3 horas antes, apresenta uma cor ruby não muito intensa, já com laivos avermelhados de notas de evolução. No nariz apresentou-se extremamente complexo com notas de fruta madura, especiarias, folhas de tabaco e chocolate. Mas é na boca que surpreende com uma juventude desconcertante. Elegante, sedoso e com grande corpo, está muito equilibrado, terminando muito longo e extremamente saboroso, de enorme prazer.

Eu que até não posso afirmar ser um grande adepto de Syrah, fiquei completamente rendido. Grande vinho.

Classificação: 17,5

Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. será acessório, mas eu sou fã destes rótulos clássicos do monte d'oiro... magníficos. dos vinhos nem falo, uma referência.

    ResponderEliminar
  2. Sim, são de facto clássicos, mas não antiquados. Quanto ao vinho, é simplesmente divinal. Ainda tenho uma garrafa do 2004 para provar... Cumprimentos,

    Sérgio Lopes

    ResponderEliminar
  3. "Eu que até não posso afirmar ser um grande adepto de Syrah, fiquei completamente rendido. Grande vinho."

    Qual a conclusão que deve retirar desta sua observação? É que está a perder grandes vinhos feitos a 100% da casta syrah...Não acha?

    Um abraço!
    Francisco Trindade

    ResponderEliminar