quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pai Abel Chumbado Branco 2011

Ano: 2011

Produtor: Quinta das Bageiras

Tipo: Branco

Região: Bairrada

Castas: Bical, Maria Gomes

Preço Aprox.: 23€

Veredicto: Ainda há dias tivemos oportunidade de privar com Mário Sérgio, produtor de referência da Bairrada, mais propriamente da Quinta das Bageiras. Ouvir este homem a falar é uma lição sobre o vinho e aquilo que o rodeia. E não só da região pela qual Mário Sérgio se bate, ou seja, a Bairradina. Os seus garrafeira Brancos e Tintos são já lendários e um deleite para qualquer apreciador de vinho. Distintos e com uma longevidade e capacidade de evolução singulares. Finalmente foi considerado em 2012 o produtor do ano, pela revista de vinhos. Distinção totalmente merecida.

Este Pai Abel, não passou na câmara de provadores da comissão vitivinícola da Bairrada. Mas Mário Sérgio, num grito de revolta, quiçá de alerta decidiu lança-lo na mesma, com o rótulo "Chumbado". Provocador? Não. Uma grande chamada de atenção para aqueles que agarrados a falsos paradigmas não conseguem identificar um grande vinho bairradino (ou não querem)!

O vinho é magnífico, produzido das castas bairradinas Bical e Maria Gomes, de vinhas velhas. O nome Pai Abel é uma homenagem ao seu pai.

Não é fácil escrever notas de prova sobre este vinho, pois desafia os sentidos. Ainda um jovem imberbe, está carregado de um aroma complexo e profundo, com notas florais, especiarias do contacto com a madeira usada, mineralidade, enfim... A boca é igualmente desafiante, fenomenal.  Tudo no sítio - Estrutura, acidez integrada, final super longo e de grande requinte. Interminável.

Um grande vinho, estranhamente "chumbado". Ou talvez não...
 
Classificação Pessoal: 18

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário