segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Casa de Compostela Escolha e Alvarinho 2012


A primeira vez que visitei o produtor Casa da Compostela coincidiu com o lançamento dos 3 novos brancos: um 100% Alvarinho; o Escolha - feito de Sauvignon Blanc e Arinto; e um 100% trajadura, que penso que este ano não se fez. Pena! Em 2010  foi um ano em que a trajadura se mostrou muito bem e por isso, foi lançada por si só. A visita ocorreu portanto em 2011. Foi por isso muito interessante redescobrir os vinhos no Hipermercado Jumbo - até estavam em promoção - e prová-los de novo para verificar a sua evolução.

Casa de Compostela Alvarinho 2012 - PVP 4€

100% Alvarinho com origem em Famalicão. Relativamente à colheita de 2010 este parece-me bastante mais afinado. De cor citrina brilhante, o aroma é centrado na fruta tropical citrina, nomeadamente a toranja e a lima. Na boca, com uma acidez crocante limonada, que lhe confere uma boa frescura. Termina de agradável persistência. Esta colheita na minha opinião mostra muito mais o carácter da casta. Boa relação qualidade-preço. (15,5).

Casa de Compostela Escolha 2012 - PVP 4€

Sauvignon Blanc e Arinto. No de 2010, esta combinação surpreendeu-me pela tropicalidade extremamente apelativa, suportada nuns estrondosos 14,5º de alcool, mas que nunca aborreciam. Relativamente à colheita de 2012, creio haver maior afinação de conjunto, denotando-se um maior equilíbrio e aparecendo por ventura mais Sauvignon Blanc, com notas de espargos verdes, isto é, o carácter vegetal está bem mais patente. Perdeu um pouco do exotismo que eu atribuía a este vinho, mas ganhou em harmonia de conjunto das duas castas. Em termos de estrutura de boca, é um vinho de médio corpo e com final igualmente médio e com leve amargo. (14,5).



Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário