Produtor: Conceito Vinhos
Tipo: Branco
Região: Douro Superior
Castas: Códega e Rabigato
Preço Aprox.: 8€
Veredicto: Rita Marques é uma das mais excitantes jovens enólogas. O seu projecto Conceito (faz parte do grupo YoungWinemakers) vai muito para além do Douro Superior, com vinhos em regiões tão díspares como África do Sul ou Nova Zelândia, por exemplo. Sempre com um carácter e estilo muito próprio da enóloga - Frescura e elegância. Não deixa de ser curioso que este ano os dois brancos que mais me proporcionaram prazer e surpresa foram ambos do Douro Superior e ambos distam poucos metros um do outro - Conceito e Quinta da Sequeira. Estilos bem diferentes, mas altamente apelativos.
Tive a rara oportunidade de provar com calma quase todos os vinhos da Rita. Mas esse comentário, merecido e obrigatório, ficará para outro post, com o devido detalhe. Na altura tinha provado o Contraste 2011. Quando vi numa Mega Store de bebidas em Gaia :) o mesmo contraste, mas de 2010, ainda por cima em promoção, foi irresistível e tive de o comprar.
Este vinho origina das castas Códega (60%) e Rabigato (40%) plantadas em solo granítico. Fermentado em barrica e cuba com batônnage regular até um mês antes do engarrafamento. Trata-se de um vinho crocante, mineral e especiado. Contudo, este 2010 está ainda mais pronto, mais equilibrado, com as notas florais, citrinas e de passagem por madeira em perfeito equilíbrio. Continua com uma frescura irrepreensível, mas agora mais ligado o conjunto, com a tal mineralidade vibrante, crocante mesmo.
Belíssima evolução!
Belíssima evolução!
Classificação Pessoal: 16,5
Sérgio Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário