segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Adelaide Tributa

Há momentos únicos e irrepetíveis na nossa vida. E não é todos os dias que temos a oportunidade de provar um vinho do Porto, segundo os registos do produtor de.. 1866! Pois, esse privilégio occorreu na passada 6ª feira. A Quinta do Vallado lançou oficialmente os Portos 30 e 40 anos e o Adelaide Tributa na conceituada Garrafeira Tio Pepe no Porto, gerida pelo carismático Luís Cândido. Eu fui um dos felizardos contemplados com uma dose "à pipeta" do vinho, mas que ainda assim constituiu um momento de puro deleite mágico.

Quanto ao vinho, numa cuidadosa embalagem de madeira e belíssima garrafa de cristal, trata-se da homenagem a  Maria Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida pela Ferreirinha, que foi em tempos proprietária da Quinta do Vallado, e de quem se celebra este ano o bicentenário do nascimentoPré- Filoxérico, provém de um lote original de cinco pipas, que por concentração, através dos tempos, em ambiente extremamente favorável, deu origem a apenas duas pipas. 

O resultado é um vinho raro, de excepção, simplesmente indescritível. Foi seguramente o vinho com maior concentração que alguma vez bebi, mas com uma frescura do outro mundo, para um vinho com 140 anos! Impressionante. O final é interminável... Puro deleite!

Foram engarrafadas apenas 1300 garrafas. O preço de venda deste vinho raro é de aproximadamente 3000€. 

Obrigado à Quinta do Vallado e ao Luís Cândido pelo enorme privilégio.

Sèrgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário